Tradutor

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Vermes Segmentados - Filo Annelida

Vermes Segmentados
(Filo Annelida)


    O nome annelida significa anel, o filo annelida é constituído pelos vermes segmentados. È um filo grande com cerca de 15.000 espécies, sendo que os mais familiares são as minhocas terrestres a as de água doce (oligoquetos) e sanguessugas ( hirudíneos). Entanto, cerca de dois filos são formados por espécie marinha (poliquetos), que são menos familiares a maioria do público. Existe alguns bem curiosos e estranhos enquanto outros são belos e graciosos.


                                      
 
      



Os annelidas são vermes cujos corpos são divididos em anéis semelhantes, ou segmentos, arranjados numa série linear e delimitados externamente por sulcos circulares denominados ânulos, sendo que o nome do filo refere-se a essa característica. 
A deslocação dos anelídeos é ajudada pela presença de cerdas, na parte ventral dos animais (exceto as sanguessugas). Esta ceda quitinosas impedem o animal de deslizar para trás, reforçando o movimento para diante das camadas musculares circulares e longitudinais.




Organização geral

  • O anelídeo típico apresenta um prostômio anterior, um corpo segmentado e um porção terminal onde se situa o ânus
  • A parede do corpo possui vigorosos músculos circulares e longitudinais adaptados a natação, rastejamento e escavação.
  • Com exceção das sanguessugas, o celoma dos anelídeos é preenchido por um líquido e funciona com um esqueleto hidrostático.


















Classe polychaeta

Os poliquetos constitui a maior parte dos anelídeos, com mais de 10.000 espécies, sendo que a maior parte é marinha. Apesar de a maioria medir entre 5 a 10 cm de comprimento, algumas espécies são menores do que 1 mm, enquanto outras podem atingir até 3 metros.
Os poliquetos vivem sobre pedras, em fendas de coral, em conchas abandonadas, ou escavam o lodo ou a areia.

Poliquetos vágeis ou errantes: inclui formas pelágicas livres natantes,cavadores ativos , rastejadores, bem como vermes tubícolas que saem de seus tubos para capturas alimentos e para se reproduzir. 

Piliquetos sedentários: são principalmente tubícolas, passam a vida toda ou a maior parte dela, em tubos ou galeria permanentes.











      Forma e função

O poliqueto apresenta, caracteristicamente, uma cabeça, ou prostômio, muitas vezes possui olhos, tentáculos e palpos sensórias, podem apresentar cerdas, palpos ou, noas formas predadoras, mandíbulas quitinosas. Os que se alimentam por ciliação podem apresentar uma coroa tentacular de abri-se como leque ou de ser retraída para dentro do tubo.

      Nutrição

    O tubo digestivo dos poliquetos é dividido em três partes:
  •    segmento anterior: que inclui um estomodeu, faringe e esôfago anterior
  •   segmento mediano: ele é dividido de endoderma
  •   segmento posterior: serve para se abrir para o exterior através do ânus.


Circulação e respiração

    Em várias espécies os parapódios têm brânquias utilizadas para trocas gasosas são feitas através da superfície do corpo
O padrão circulatório é muito variável, e, nereis, um vaso dorsal longitudinal conduz o sangue no sentido anterior e um vaso longitudinal o conduz em sentido contrário.

Sistema nervoso e órgãos dos sentidos 

Muito mais desenvolvido nos poliquetos do que nos ologquetos, os órgãos sensoriais incluem os olhos, que quando presentes podem variar desde simples manchas ocelares e órgãos muito bem desenvolvido. O mais alto grau de desenvolvimento pose ser observado entre os indivíduos da família Alciopidae, que possuem olhos grandes, capazes de formar imagens e com estrutura semelhante aquela dos cefalopodos, como córnea, lente, retina e pigmento retiniano.

Reprodução e desenvolvimento

Os poliquetos não apresentam órgãos reprodutores permanentes e normalmente tem sexo separado, o sistema reprodutor é simplificado, as gônadas são projeções temporárias do peritônio que liberam gametas para o celoma. Os gametas são conduzidos ao exterior através de gonodutos ou pela ruptura da parede do corpo.  


Os Nereídeos

A classe Polychaeta (cerca de 8000 espécies) é representada por animais marinhos, tais como: Eunice, Neanthus (antigo gênero Nereis), etc. Estes diferem dos oligoquetos em muitos aspectos. As figuras 1 e 2 demonstram as variações de formas de poliquetos.



Os poliquetos apresentam em cada segmento do corpo um par de apêndices laterais carnosos, semelhantes a nadadeiras, chamados parapódios, com muitas cerdas implantadas. Esses apêndices laterais servem para locomoção e também, em algumas espécies, para trocas gasosas. Na região anterior existe uma cabeça bem desenvolvida com um prostômio que contêm olhos, antenas e um par de palpos. A boca situa-se no lado ventral, entre o prostômio e a região pós-oral, chamada peristômio, que é o primeiro segmento verdadeiro. A região não segmentada terminal (o pigídeo) traz o ânus. Porém poucos poliquetas exibem essa estrutura típica. Os diferentes estilos de vida dos vermes dessa classe levaram a graus variáveis de modificação no plano básico.




Esses anelídeos podem ser errantes (movimentos livres) ou sedentários (tubícolas). Os errantes são vermes nadadores, carnívoros caçadores e, portanto, apresentam adaptações para este modo de vida. Os parapódios são bem desenvolvidos, ocorrem apêndices sensoriais. A cabeça é comumente provida de palpos ou outras estruturas para auxiliar a alimentação. A respiração encontrada na classe é geralmente branquial. Os sexos são geralmente separados e o desenvolvimento é indireto com uma larva trocófora (figura 54). Existe também a reprodução assexuada em algumas espécies (brotamento ou regeneração). Os poliquetas têm um alto poder de regeneração. Os tentáculos, palpos e até as cabeças arrancadas por predadores são logo repostos. A epitoquia é um fenômeno reprodutivo característico de muitos poliquetas e especialmente bem conhecido em alguns. Trata-se da formação de um indivíduo reprodutivo pelágico (epítoco) que é adaptado a deixar os buracos, tubos e outras adaptações no fundo. Os segmentos portadores de gametas do epítoco são com frequência os mais incrivelmente modificados e corpo do verme parece dividir-se em duas regiões acentuadamente diferentes. Geralmente, os poliquetas epítocos nadam para a superfície durante a eliminação de óvulos e espermatozóides. Esse comportamento sincronizado (chamado enxameamento) congrega indivíduos sexualmente maduros em um período relativamente curto, aumentando a probabilidade de fertilização.


Classe Oligochaeta


Mais de 3.000 espécies de oligoquetos podem ser encontradas numa grande variedade de tamanhos e habitats. Eles incluem as famílias da minhoca, além de muitas espécies de agua doce. A maioria das formas é terrestre ou dulciaquicolas.


As minhocas


Elas escavam solos úmidos e férteis saindo a noite para explorar os arredores. Durante os períodos chuvosos ou de muita umidade eles se posicionam próximo a superfície muitas vezes com a boca ou o anus protraindo da galeria. Durante as estações secas elas podem enterrar-se em câmaras mucosas e entrar em dormência. Lumbricus Terrestris (L. lumbricum, minhoca), a espécie mais estudada nos laboratórios escolares, mede de 12 a 30 cm (ver figura 4). Minhocas tropicais gigantes (minhocuçus) podem apresentar de 150 a 250 segmentos e chegar a cerca de 4 metros de comprimentos. Em geral, vivem em galerias ramificadas.













































2 comentários: